Home Artigos Higiene Tumor de mama
Tumor de mama PDF Imprimir E-mail

cadelinhaA cada dia que passa os animais de estimação estão vivendo por mais tempo, e estão mais sujeitos a desenvolverem neoplasias.
O tumor de mama é o comum em cadelas, mas também podem ocorrer em machos. Acometem, no geral, animais mais velhos (com cerca de 10 anos de idade), de preferência em animais que não foram castrados. Em gatos, ocorrem menos do que em cães, mas animais velhos (cerca de 10 e 12 anos) e animais não castrados são geralmente os mais afetados.
O aparecimento desta neoplasia está relacionada com a produção de hormônios femininos. Em cadelas, o risco para o desenvolvimento do tumor mamário está relacionado com o número de ciclos estrais (cios) da cadela, aumentando consideravelmente a cada ciclo. Já em gatas, esse risco aumenta em até sete vezes em fêmeas não castradas comparadas com fêmeas castradas na puberdade.
A administração de inibidores de cio aumenta, consideravelmente, o risco de desenvolvimento de tumores mamários em cadelas quanto em gatas.

O que é tumor de mama?

São neoplasias que tem crescimentos anormais do tecido, ocorrendo um desenvolvimento mais rápido que os tecidos normais ao redor, de maneira desordenada e persistente.

Quais os sinais Clinicos?

Os sinais clínicos de um tumor de mama são praticamente inexistentes na sua fase inicial. O que pode ser observado pelo tutor, na maioria dos casos, é o aparecimento de caroços na região ventral da cadela e gata (parte das mamas), inchaço na área mamária, dores na região e presença de secreção nas mamas, algumas vezes de odor desagradável.

Como é feito o diagnóstico?

Além de refazer o exame de toque das mamas, o médico veterinário solicitará exames complementares – exame de sangue, radiografia torácica, ultrassonografia, citologia aspirativa e/ou biopsia, dependendo do caso – para que seja dado o diagnóstico definitivo e o tratamento mais adequado. Deste modo, também é possível descobrir se existe a presença de metástases do câncer, que são responsáveis pela propagação do tumor para outras partes do corpo além das mamas.

Tratamento de tumor de mama?

O tratamento do tumor de mama deve ser imediato. O tutor deve levar o animal ao médico veterinário assim que aparecer qualquer anormalidade nas mamas. É feita a cirurgia para a retirada da cadeia mamária afetada. A cura da neoplasia mamária vai depender principalmente do estágio que ela se encontra e do tipo de tumor.

Como prevenir o tumor de mama?

O melhor modo é a prevenção através da castração da fêmea antes do primeiro cio (6 meses de idade), diminuindo, assim, cerca de 95% a chance do aparecimento do câncer de mama.

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Atendimento

De Segunda a Sexta-feira
das 8h às 20h e
Sábados das 9h às 17h.




Copyright © 2011 | Clínica Zoomed • Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por DigitalLead - Marketing Digital